Quem sou eu

Minha foto
Haline Leite Gusmão, Guarulhos - SP, Ariana, nascida em 10 de abril, 18 anos, estudante de Turismo, namorando, viciada em maquiagens e esmaltes, fascinada por moda, e agora Blogueira, Viciada em Grey’s Anatomy, amo desesperadamete Jorge & Mateus,e sou corintiana, meu cabelo tem uma incrível vida própria, esqueço das coisas rápido, sou muito impaciente, sonho em ter um coala, sou quase totalmente bipolar, meu lugar preferido é meu quarto, minha cor predileta é rosa, amo frio, estudo ingles, fiz esse blog para me comunicar com as pessoas, de uma forma simples e rapida, gosto muito de esclarecer duvidas, e qualquer coisa entre em contato haline_lg@hotmail.com, Beijinhos.
Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Postagens populares

Seguidores

06 setembro 2014

Cronograma Capilar

 

Diariamente, agredimos nossos cabelos mesmo que sem intenção. Às vezes a agressão pode ser mecânica, com o constante uso de simples prendedores no cabelo, que podem comprometer a resistência deles. Existem as agressões químicas, como alisamentos, tinturas, descolorações, que os deixam frágeis, sem brilho e elásticos. Além disso, o abuso no uso do secador, chapinha e babyliss, acaba removendo a camada de proteção natural do fio, causando quebras. A primeira informação a saber é que todo cabelo precisa passar pelas três etapas: hidratação, nutrição e reconstrução. A diferença é que uns precisam mais de uma etapa do que de outra.
A primeira informação é que todo cabelo precisa passar pelas três etapas: hidratação, nutrição e reconstrução. A segunda informação a saber é que nunca se deve partir direto pra reconstrução sem que antes você tenha feito uma hidratação e uma nutrição nos cabelos.
 
HIDRATAÇÃO (Reposição Hídrica)
A função da hidratação é repor a água dos cabelos levemente opacos e ressecados, tornando-os mais macios e desembaraçados.
Os produtos hidratantes se depositam sobre os fios e impedem que a umidade vá embora com facilidade. Os nutritivos repõem os lipídios nos fios ressecados. Já os reconstrutores são específicos para quem realmente tem cabelos danificados, pois visa a reposição da queratina perdida.A fórmula deve ter como principais ingredientes ativos naturais como frutas, frutos e ervas. Atenção quando tiver entre as composições Extratos botânicos, Pantenol, Aloe Vera, Vitaminas, principalmente a Vitamina B5... Esses têm um grande poder de umectação dos fios.

NUTRIÇÃO (Reposição Lipídica)
A função da nutrição é repor lipídios em cabelos porosos, com excesso de volume e frizz, devolvendo o brilho, reduzindo o volume e o frizz.Os principais ingredientes são os óleos, manteigas e ceras vegetais.
Ex.: Óleo de abacate, manteiga de karité, óleo de argan, manteiga de tutano.
Alguns oleos e seus significados:
  • Óleo de Semente de Uva – Acelera o crescimento dos fios deixando-os mais fortes e brilhantes. Por ter uma textura leve, ele não deixa o cabelo com um aspecto pesado. Por esse motivo, poderá ser aplicado em todos os tipos de cabelos.
  • Óleo de Coco - É um ótimo hidratante e tem alto poder de penetração na cutícula do fio, por isso é indicado para fios ressecados. Controla o frizz e elimina as pontas duplas, além de deixar os cabelos mais maleáveis e fáceis de pentear. Rico em ácidos graxos e vitamina E, também é uma ótima opção para quem quer fazer uma hidratação profunda. Suas propriedades restauram a estrutura dos fios, proporcionando equilíbrio aos cabelos danificados.
  • Óleo de Jojoba – Indicado para qualquer tipo de cabelo, dá brilho aos cabelos, combate a caspa e a queda. Desentope o bulbo capilar, ajudando quem tem couro cabeludo oleoso.
  • Óleo de Macadâmia  - Contém ômega 7 que envolvem as fibras capilares, evitando assim a perda de água natural, mantendo a hidratação por muito mais tempo. Deixa os cabelos maleáveis e controla o frizz.
  • Óleo de Urucun - Retirado de uma planta originária da Amazônia, esse óleo protege os cabelos dos raios UV (ultravioleta).
  • Óleo de Rícino - Dá força e estimula o crescimento dos cabelos.
  • Óleo de Argan - Extraído de uma árvore natural do Marrocos é um excelente hidratante que promete deixar os fios mais brilhosos e macios. Possui propriedades hidrofóbicas, os cabelos ficam livres dos fiozinhos arrepiados e do efeito frizz.
  • Óleo de Abacate – É rico em vitaminas A e E. Por isso é um poderoso antioxidante, que inibe a formação de radicais livres, ajudando a diminuir os sinais do envelhecimento, o que garante hidratação e nutrição profunda aos fios.
  • Óleo de Linhaça – Hidrata, dá brilho e combate o frizz.
  • Azeite de Oliva – É Anti Oxidante Natural, tem propriedade emoliente que confere brilho e Hidratação aos fios. 
  • Manteiga de Karité e óleo de Rícino - são mais gordurosos e ficam na superfície do cabelo, enquanto outros como óleo de girassol, abacate e óleo de amêndoas são absorvidos mais rápido e funcionam para todos os tipos. Já os de semente de uva e coco são mais leves e, ao entrar em contato com os fios, são absorvidos imediatamente sem deixar resíduos. 
 RECONSTRUÇÃO (Reposição Proteica)
A reconstrução tem a função de repor proteínas e reestruturar a fibra capilar restaurando a parte interna de cabelos frágeis, elásticos e quebradiços, aumentando a resistência, repondo a massa capilar e selando as cutículas, fazendo secar mais rápido. Os principais ingredientes são queratina (inclusive derivados) e colágeno.
Qual a função da máscara reconstrutora?
Reconstruir o fio quebradiço e prover nutrientes essenciais para que o fio se recomponha. O nosso cabelo é formado por queratina, que é composta por 19 aminoácidos. As agressões naturais diárias que sofremos (como coloração, descoloração, progressivas, relaxamentos e alisamentos) acabam deixando os fios frágeis. Por isso, a queratina precisa ser reposta.
Toda reconstrução tem queratina na fórmula, mesmo que não esteja explícito na embalagem.
Ingredientes que geralmente estão contidos na máscara reconstrutora: queratina (cisteína e arginina), colágeno, aminoácidos, proteína do trigo e creatina.
Queratina: Proteína condicionante com alto peso molecular, capaz de reter umidade, reestruturando o fio em toda sua extensão.
Complexo Ativo de Aminoácidos: Combinação que possui afinidade com a queratina dos cabelos, fazendo com que se atraiam e os espaços danificados da fibra sejam preenchidos, e então reconstruídos.
Proteína do Trigo: Forma uma película sobre a fibra capilar que auxilia na reparação das escamas de queratina dos fios danificados. Doa corpo, brilho e sedosidade aos cabelos.
Para potencializar o efeito de uma máscara reconstrutora você pode acrescentar queratina líquida no seu creme.
Ex.: queratina, creatina, arginina, cisteína e colágeno. Quando combinados com proteínas de origem vegetal costumam ser bastante eficazes.

Agora sabemos o que cada um significa, mas independente do seu cabelo ser virgem, todos precisamos fazer tratamento completo e abaixo tem um cronograma de quando fazer cada um. Logo, você terá cabelos lindos e saudáveis. A ideia é fazer 2 ou 3 vezes na semana.

Meninas, não vou postar nenhum calendario nem nada do tipo, porque alguns cabelos tem mais carencia de uma do que da outra etapa, deixei por conta de vocês mesmo, agora que cada uma sabe e entende o que quer dizer cada etapa.


Qualquer duvida, só perguntar!

Beijinhos, minhas lindas!








0 comentários: