Quem sou eu

Minha foto
Haline Leite Gusmão, Guarulhos - SP, Ariana, nascida em 10 de abril, 18 anos, estudante de Turismo, namorando, viciada em maquiagens e esmaltes, fascinada por moda, e agora Blogueira, Viciada em Grey’s Anatomy, amo desesperadamete Jorge & Mateus,e sou corintiana, meu cabelo tem uma incrível vida própria, esqueço das coisas rápido, sou muito impaciente, sonho em ter um coala, sou quase totalmente bipolar, meu lugar preferido é meu quarto, minha cor predileta é rosa, amo frio, estudo ingles, fiz esse blog para me comunicar com as pessoas, de uma forma simples e rapida, gosto muito de esclarecer duvidas, e qualquer coisa entre em contato haline_lg@hotmail.com, Beijinhos.
Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Postagens populares

Seguidores

20 julho 2012

Tudo sobre: Higiene feminina

 
Recentemente tenho ficado chocada com a falta de informação de muitas mulheres. Mesmo com tantos métodos usados ultimamente para se falar da higiene pessoal da mulher, muitas ainda nunca usaram sabonetes intimo, muitas não sabem para que serve ou porque devem usar. Pensando nisso, resolvi falar um pouco sobre isso.

O sabonete íntimo é similar a um sabonete neutro, porém ele é bem mais eficiente contra as alergias. Sabonetes íntimos estão sendo procurados cada vez mais pelas mulheres do mundo inteiro, pois já fazem parte da higiene pessoal e íntima diária da mulher. 

Sabonete íntimo feminino protege muito mais que os sabonetes comuns, pois ele possui uma composição mais neutra e com isso consegue proteger a mucosa genital sem agredi-la e não interfere no ambiente natural da região da vagina;
Porém não elimina odores desagradáveis como a maioria das mulheres pensam, os odores geralmente estão relacionados a problemas genitais como, por exemplo, o corrimento, fique atenta a mau cheiro e coceiras e procure um especialista para melhor orientá-la a eliminar esse problema.
O sabonete íntimo é recomendado por possuir ph neutro, que não desequilibra o ph da vagina evitando corrimentos e até coceiras indesejáveis; são menos alérgicos, pois os componentes são bem mais leves e evitando as irritações;
O isso diário do produto evita a proliferação de fungos e bactérias, os grandes vilões das infecções genitais;
Pode ser utilizado até mesmo quando a mulher encontra-se em período menstrual; pois não prejudica a flora vaginal.
Agora, muita atenção, jamais utilize sabonete antibactericida nas áreas genitais, pois eles somente têm a capacidade de combater as bactérias da pele e não deve ser utilizado em hipótese alguma na área genital, pois pode destruir as bactérias protetoras, aumentando o risco de irritação na vagina.
E por último, o uso prolongado deste produto não causa corrimento porque não faz nenhuma alteração na área genital. 

Hábitos de higiene íntima, por incrível que pareça, nem sempre são ensinados de mãe para filha. Isso não acontece porque elas próprias não receberam as mesmas orientações de suas mães.

Corrimento: quando é normal?

Os corrimentos podem ser causados por fungos ou bactérias, mas as características que indicam que a umidade se transformou em doença são bem específicas. Alguns desses microorganismos já habitam a flora feminina normalmente, mas sua proliferação descontrolada pode causar excesso de secreção, cheiro forte, coceira e irritação. Qualquer desses sintomas pode indicar a necessidade de tratamento e o único profissional habilitado para isso é o médico.

Os tipos mais comuns de doenças que provocam corrimentos são a candidíase, a tricomoníase e a vaginose bacteriana. A primeira é causada pelo fungo Candida albicans, que provoca muita coceira, secreção espessa e irritação local. Ele habita a flora vaginal e é preciso descobrir a causa do aumento repentino da população para tratar o problema.

Na tricomoníase, causada pelo protozoário Trichomonas vaginallis, a forma de contágio é a relação sexual e exige também o tratamento do parceiro pelo uso de quimioterápicos ou antibióticos. Outro distúrbio muito comum é a vaginose bacteriana, causada por uma bactéria anaeróbia (ou seja, que se reproduz sem precisar de oxigênio) e que causa um corrimento de cheiro muito desagradável em contato com o sangue ou o sêmen.

Nenhum desses distúrbios pode ser tratado com uso de sabonetes líquidos, mas a boa higienização auxilia no tratamento. "O sabonete comum pode fazer a mesma higienização e nem os que são feitos especificamente para a higiene íntima estão livres de causar algum tipo de alergia", previne Medeiros.

Para Carvalho, o uso de sabonetes íntimos para tratamento ou prevenção de doenças não tem respaldo científico. "Como a região genital feminina é muito mais sensível aos alérgenos, o que se pretende é que os sabonetes utilizados sejam os mais neutros possíveis. Eu receito para muitas pacientes que usem sabonetes feitos para bebê, por exemplo", comenta.

Já de acordo com Pellini, o uso de sabonetes líquidos feitos para a higiene íntima é recomendável diariamente. "Hoje sou extremamente a favor, porque uma mulher não usa sabonete intimo somente para higiene, mas também para se preparar para uma relação sexual. É algo que contribui para a auto-estima", opina.

O consenso entre os especialistas é que a higiene seja feita somente na parte externa da genitália. Lavagens internas, como as tradicionais duchas vaginais, podem prejudicar a defesa natural do corpo.

Outra recomendação expressa dos médicos é não usar absorventes diariamente, a não ser durante o período menstrual. "Os protetores de calcinha só protegem a calcinha, mesmo", ironiza Pellini.

Para manter a saúde da vagina é preciso deixar que a pele respire, lavar a região depois de evacuar e depois de ter relações sexuais, além de evitar o uso de desodorantes, cremes ou qualquer tipo de produto que possa causar alergia.

Outra dica é tomar cuidado com o uso de papéis higiênicos. Eles servem para absorver a urina e deve-se evitar esfregá-los na pele a fim de que não machuquem a região genital.

Hábitos como dormir sem calcinha e urinar depois do ato sexual também são extremamente importantes para a higiene íntima. E para saber se o corrimento é só lubrificação excessiva ou motivo de alerta, basta seguir esta lógica: se não provocar coceira, dor, ardência, cheiro ou algum outro incômodo, você não precisa se preocupar.

Cuidados com a Saúde Íntima
  • Usar proteção na relação sexual para evitar doenças
  • Usar calcinhas de algodão
  • Evitar calcinhas apertadas e com lycra
  • Usar roupas adequadas para ventilação da região
  • Não emprestar calcinhas, biquíni ou toalhas de amigas
  • Lavar a calcinha adequadamente para evitar proliferação de fungos
  • Usar sabonetes íntimos diariamente
  • Utilizar protetor de calcinha somente quando necessário
  • Evitar absorventes perfumados, pois podem causar alergia
  • Não deixar o absorvente interno o dia todo pois pode haver proliferação de bactérias
  • Dar preferência aos papéis higiênciso brancos e sem perfumes. Os coloridos e perfumados podem causar alergias
  • Evitar banho muito quente, pois pode irritar a mucosa vaginal
  • Consultar um ginecologista sempre que perceber alguma irregularidade

1. Ele protege mais que o sabonete comum
Verdade:
De acordo com o ginecologista, o sabonete íntimo possui uma composição neutra, sendo assim traz mais proteção porque não agride a mucosa genital e, portanto, não interfere no ambiente natural da região da vagina.

2. O sabonete íntimo elimina odores desagradáveis
Mentira:
O cheiro forte na região genital está relacionado a problemas genitais, como o corrimento, por isso o produto não tem o poder de eliminá-lo. Ele não trata a causa do problema. "O produto vai disfarçar o odor apenas por alguns minutos. Porém, a não solução desse quadro serve como alerta de que existe uma alteração que deve ser investigada e tratada", diz.

3. O produto altera o pH da vagina.
Mentira:
"Os sabonetes íntimos, que são recomendados pelos ginecologistas, devem possuir pH neutro, por isso não desequilibram o pH da vagina, evitando problemas como corrimentos e coceiras" , explica o especialista.

4. Eles oferecem menos risco de alergia
Verdade:
Como a composição do produto é específica para a área genital, ele oferece menos riscos de alergias. "Todos os componentes presentes na formulação são mais leves e evitam irritações", explica o ginecologista.

5. O uso do produto evita a proliferação de fungos e bactérias
Verdade:
Os sabonetes íntimos não prejudicam os lactobacilos responsáveis por proteger a região vaginal. "Essas bactérias, conhecidas como lactobacilos de Dorderlein, evitam a proliferação dos germes causadores de infecções vaginais. Já os sabonetes comuns, principalmente os que não são neutros, podem eliminar os lactobacilos e deixam a saúde íntima mais exposta", diz Edílson Ogeda.

6. O sabonete íntimo não pode ser usado durante a menstruação
Mentira:
De acordo com o ginecologista, não existe nenhuma contra-indicação. O produto não oferece nenhum risco quando usado durante o período, porque vai sempre acompanhar o pH apresentado pela vagina.

7. O produto não deve ser utilizado todos os dias
Mentira
:. O uso diário do sabonete não prejudica a flora vaginal. Durante o banho, lavamos todas as partes do corpo, então, usar um sabonete neutro, que não agrida a mucosa vulvo-vaginal, é muito mais indicado do que adotar um sabonete convencional.

8. O sabonete íntimo é igual ao sabonete neutro
Verdade:
Na prática, não existe nenhuma alteração considerável na fórmula dos dois produtos, portanto, eles se equivalem. "Mas como os agentes (até mesmo o perfume) dos sabonetes íntimos são totalmente pensados para essa região, o risco de reação alérgica é mais baixo", diz.

9. Na falta de sabonete íntimo podemos usar o antibactericida Mentira: De acordo com o ginecologista, os sabonetes antibactericidas são vetados para a região vaginal. "Eles são sabonetes capazes de combater as bactérias de superfície (pele e mucosa) e não devem ser usados na região genital, pois podem destruir os lactobacilos de proteção e aumentar (e muito) o risco de infecções e irritações na vagina", alerta.

10.O uso prolongado pode causar corrimento
 Mentira:
De acordo com o especialista, não existe nenhuma relação entre corrimento genital e o uso de sabonetes íntimos. "O corrimento é causado por bactérias e fungos. E o produto não tem nenhuma ligação com a proliferação desses micro-organismos", afirma.

0 comentários: