Quem sou eu

Minha foto
Haline Leite Gusmão, Guarulhos - SP, Ariana, nascida em 10 de abril, 18 anos, estudante de Turismo, namorando, viciada em maquiagens e esmaltes, fascinada por moda, e agora Blogueira, Viciada em Grey’s Anatomy, amo desesperadamete Jorge & Mateus,e sou corintiana, meu cabelo tem uma incrível vida própria, esqueço das coisas rápido, sou muito impaciente, sonho em ter um coala, sou quase totalmente bipolar, meu lugar preferido é meu quarto, minha cor predileta é rosa, amo frio, estudo ingles, fiz esse blog para me comunicar com as pessoas, de uma forma simples e rapida, gosto muito de esclarecer duvidas, e qualquer coisa entre em contato haline_lg@hotmail.com, Beijinhos.
Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Postagens populares

Seguidores

12 julho 2012

Hidratantes para cada tipo de pele


Toda pele necessita de hidratação, desde que sejam usados os produtos corretos e na freqüência recomendada pelo seu dermatologista. Os hidratantes têm como objetivo manter a estrutura da barreira de proteção da pele, tornando-a mais macia, flexível e com melhor textura.

Tipos de hidratação - existem três mecanismos que promovem a hidratação da pele:
  • primeiro tipo de hidratação - consiste em impedir a perda de água (processo conhecido como oclusão) pelo uso de substâncias lipídicas, como óleos, emolientes e vaselinas, que têm a função de formar uma película sobre a pele;
  • segundo tipo de hidratação busca reter a água nas camadas superficiais da pele (método chamado de umectação);
  • terceiro tipo de hidratação - tem como objetivo promover a hidratação celular (hidratação ativa).
Um hidratante ideal é aquele que combina mais de um tipo de mecanismo de hidratação. Para escolher o melhor hidratante, saiba qual é seu tipo de pele:
  • Pele oleosa : é aquela em que há maior produção de sebo pelas glândulas sebáceas, o que lhe confere o aspecto brilhoso característico e uma maior tendência à acne. Os cuidados com este tipo de pele começam com uso de sabões para diminuir a oleosidade, que sob a forma líquida provocam menos atrito e evitam irritações. A água deve ser fria, já que as glândulas sebáceas da face são estimuladas em contato com a água quente. Para este tipo de pele são contra-indicadas formulações hidratantes cremosas e contendo óleos, que podem causar ou agravar um quadro de acne. O hidratante deve ser livre de óleo, em gel ou gel-creme. É recomendável aplicar formulações que contenham filtro solar com fator de proteção de, no mínimo, 15 FPS;
 Pele seca: é a mais sensível. Necessita de produtos mais leves e emolientes para limpeza – que limpem e hidratem ao mesmo tempo – livres de detergentes, como as loções de limpeza. Quanto mais seca a pele, mais ingredientes que promovam a hidratação da pele devem constar na fórmula do produto. Os cosméticos, como base e pó, devem ter uma base oleosa na sua composição. A freqüência da hidratação depende do produto usado. Ela pode ser feita duas vezes ao dia, com uma formulação mais leve para o dia e outra mais pesada para uso noturno. O produto para uso diurno deve conter filtro solar. Recomenda-se o uso de hidratantes que contenham substâncias antioxidantes, como as vitaminas E, A e C;
  • Pele mista: apresenta oleosidade na chamada Zona T (testa, nariz e queixo), enquanto outras áreas, como a bochecha, têm aspecto seco. O tratamento para este tipo de pele é feito com substâncias que não provocam ressecamento e, ao mesmo tempo, evitam agravar a oleosidade. Os hidratantes ideais para pele mista devem ser formulados em gel ou gel-creme, livres de óleo e, se possível, sempre com filtro solar em sua composição;
  • Pele normal: está em equilíbrio e deve ser hidratada para ficar sempre desta forma. Recomenda-se o uso de hidratantes em loção com base aquosa e fórmulas fluidas. Formulações muito oleosas devem ser evitadas, já que podem levar ao aparecimento de espinhas (acne cosmética). Bons produtos para este tipo de pele devem conter as vitaminas C, E e A. O filtro solar também deve estar presente nas formulações ou deve ser usado em associação ao hidratante.
Cuidados especiais:

  • Exposição ao sol: durante o verão, o excesso de sol agride a pele, também provocando ressecamento. Nesta época do ano é preciso intensificar a hidratação de todo o corpo. Recomenda-se o uso de óleos, como o de amêndoas doce e o de semente de uva, além dos hidratantes. Aplicados logo após o banho, de preferência com a pele ainda úmida, estes produtos evitam o ressecamento e ainda ajudam a prolongar o bronzeado. E para os mais preguiçosos e esquecidos, já existem no mercado hidratantes para uso durante o banho.

  • Área dos olhos: o contorno dos olhos merece atenção especial. Não é recomendável aplicar o mesmo hidratante usado no restante do rosto. Por ser esta região mais fina e sensível, os produtos para ela devem ser específicos, sempre testatos oftalmologicamente para evitar danos oculares. Para que não atinjam os olhos, os produtos ideais devem ser em gel-creme ou creme não muito oleoso. Com a função de hidratar, tratar e retardar os efeitos do envelhecimento, muitos produtos possuem em sua formulação substâncias como a vitamina C e derivados da vitamina A.

  • Idade: A baixa nas taxas do hormônio estrogênio, característica da menopausa, provoca reflexos em todo corpo, inclusive na pele: ela se torna mais fina, sensível e seca. Nesta fase da vida, é muito importante que os produtos hidratantes estejam associados a substâncias que ajudem a postergar e reverter os sinais da idade. A necessidade do uso de filtro solar também aumenta e é aconselhável consultar um dermatologista com mais freqüência.

    0 comentários: